sábado, 23 de janeiro de 2010
Marketing MAIDEN?
Muitos fãs dizem: Não IRON MAIDEN num é marketeiro. Ah é sim! Hihi.
IRON MAIDEN tem um grande marketing, e o principal símbolo desse marketing é o cara q nós fãs vestimos, vemos todo dia e imitamos suas caretas: EDDIE.
O EDDIE é uma grande jogada de marketing, porque cria a idéia de uma parâmetro, digamos assim. O EDDIE simboliza a banda. Mesmo seu som mudando um pouco o EDDIE da a idéia de q o som não vai mudar assim, o som não vai ser vendido, da uma idéia de continuidade no trabalho da banda, no estilo dela. Alem de ser realmente o símbolo da banda, conseguindo vender camisas, cadernos, bandeiras. O EDDIE vendeu muito pro IRON. Todos os fãs e os caras relacionados à banda amam o EDDIE. Todo mundo q vai num show deles, também vai pra ver o EDDIE entrando no palco (lógico não é a prioridade de ir num show do MAIDEN, mas q todo mundo espera ansioso pela musica IRON MAIDEN, onde geralmente o EDDIE entra no palco).
Outro ponto é a polemica q envolve a banda. o nome da banda já leva o apelido da primeira ministra do Reino Unido q governou de 1980 a num sei quanto. (Sim o IRON surgiu em 1975, mas creio q essa ministra já tinha participações políticas na época e já levava esse apelido com ela, pois o Paul Day numa entrevista citou ela como um dos motivos pro nome da banda). Em Women in Uniform, ela aparece vigiando o EDDIE enquanto este saia com duas garotas. Na capa de Sanctuary ela aparece caída e morta pelo EDDIE, que ainda esta lá, a ministra tinha acabado de rasgar um pôster do IRON, OBS: DE verdade essa ministra não simpatizava com a banda por levar seu apelido.
Então no segundo CD de estúdio do IRON: Killers, aparece o EDDIE matando a ministra Margaretch tatcher . Um ponto polemico, assim jovens metaleiros da época que queriam mesmo era esse tom de protesto, amaram isso passaram a se interessar mais em IRON passando assim a serem fãs, pq uma vez q ouve é pra sempre.
Outro ponto polemico no IRON é o desafio com a Igreja Católica, e com outra Igrejas tbm. Tudo isso começou em The Number of the Beast que já causou um enorme impacto. A igreja não gostou nada. Bruce comentou no DVD The Early Days que foi bem engraçado, pq principalmente nos EUA os caras tudo chamando o MAIDEN de satânico e num era nada dakilo, era soh um teatro, a musica fala sobre um pesadelo e tal. E na Inglaterra os jovens todos : Hum esse álbum é da direita católica (ou seja oposta, contra a igreja), então vamos comprar três hehehehehe.
Por causa da musica "Bring me your Daugther...... to the Slaugther" o MAIDEN foi proibido de tocar no Chile em 1992 por causa da pressão da Igreja naquele pais. (agora ele podem tocar de novo lá) OBS: Essa musica segundo o Bruce fala em metáforas sobre a menstruação da mulher e seu primeiro sexo, e dos preconceitos q a mulher tem de certa forma qto ao lado sexual.
Agora vamos falar sobre a Reincarnation of Benjamin Breeg. Prestes o álbum ser lançado (AMOLAD), aparece no Google um site que fala sobre o Benjamin, quem fala é um suposto primo do Benjamim: A. Breeg. O fato em questão é q esse nome: Reincarnation of Benjamim Breeg é de fato chamativo (pô quem será esse cara). Ai nós pesquisamos e encontramos o site. No site do A. Breeg mostra uma tela do Benjamim q é o EDDIE pintado, mas como se esse cara fez a obra bem antes do EDDIE existir? Isso nos chama a atenção e nos faz querer comprar o CD. Lógico q pra um fã, não é esse o motivo de querermos comprar, mas é pra quem não é tão fã e tal.
Já falamos sobre a polemica do MAIDEN, mas numa época passada. Agora o RON tem letras polemicas e em tom de protesto duma forma mais madura, critica como podemos ver em musicas como The Age of Innocence, Face in The Sand, Blood on the World's Hands e a maioria de AMOLAD.
Essas letras falam sobre a merda q os políticos fazem, sobre as guerras, sobre a merda q tah o nosso mundo. Esse aspecto certamente num é aspecto de marketing proposital, e sim uma forma de aconselhar e alertar os fãs de IRON, mas que causa uma certa imagem pra musica causa, atraindo mais pessoas.
MARKETING MAIDEN X MARKENTING DE OUTRAS BANDAS
A principal diferença é o MARKETING MAIDEN num influencia no som da banda, não influencia nas musicas do IRON, o IRON não se vende pra ganhar fã, pq como eles msm disseram, eles fazem as musicas não pros fã, mas primeiramente pra eles mesmos gostarem, os fãs gostando ou não é uma conseqüência, e é por isso q estão vivos tanto tempo. Ao contrario de muitas outras bandas q se venderam, começaram com um som pesado depois ficaram "pops" só pra ganhar "money", caso do Metallica q se vendeu, mesmo não ficando muito pop a, qualidade caiu muito, Guns'n Roses q se vendeu legal, entra muitas outras.
O estilo de marketing do IRON influencia na parte exterior a musica , relacionada a ela, mas sem interferir no som apenas nos elementos à sua volta.
"o Maiden tá sempre lançando produtos e tal... quem entende um pouco do mercado musical sabe que isso é normal, a gravadora cria uma empresa em torno da banda, tem muitos profissionais trabalhando por traz disso, não é o próprio Steve Harris que fica lá criando produtos e mandando lançar porque ele quer faturar, isso tudo parte desses profissionais de marketing que de uma forma ou outra acaba sendo positivo pra banda, pois contribui para manter o Iron Maiden num patamar mais que merecido e expandir o numero de fãs pelo mundo."
(Guilherme Adam Schuck)
UP THE IRONS!!!!!!!
sábado, 23 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário