So it shall be written

So it shall be done..........

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Análise de Brighter Than a Thousand Suns

Brighter Than a Thousand Suns

Eu ia analisando a letra pra poder postar aqui, e cheguei a uma conclusão sobre o que se trata a musica.Logo depois vi uma entrevista de 2006 com Bruce Dickinson falando sobre a letra, e ele fala o que eu já imaginava, então eu posto aqui com certeza do que digo.
Essa letra sobre principalmente a bomba atômica, na verdade ela fala sobre os medos e coisas que aconteceram na Segunda Guerra, mas seu enfoque é a bomba atômica.Os integrantes do MAIDEN cresceram numa época em q havia medo de serem bombardeados a qualquer momento, de começar uma guerra de repente e deps de 1945 havia um enorme medo da bomba atômica.oi
Vou começar falando sobre o refrão: Out of the darkness brigther than a thousand suns
(Fora da escuridão, mais reluzente do que mil sóis). Essa é uma metáfora para a bomba atômica, e essa parte: “mais reluzentes q mil sois” se refere ao brilho da explosão da bomba atômica. Claro q sentido do refrão não é o brilho da explosão, mas sim uma metáfora pra se referir à bomba em questão.

Agora :Shadow fingers rise above
Iron fingers stab the desert sky
Oh Behold the power of man
Oh its tower, ready for the fall
(Dedos sombrios se erguem
Dedos de ferro apunhalam o céu do deserto
Oh, Veja o poder do homem
Oh, sua fortaleza, pronta para tombar)

Nos dois primeiros versos percebemos a idéia da construção de prédios, prédios altos, sinônimos da grandeza do homem; logo depois vemos com um certo toque de ironia sobre a grandeza do homem, e se complementa dizendo q essa fortaleza esta pronta pra tombar, talvez pela guerra q vira, talvez uma critica q o ser humano se bitola cada vez mais no 'desenvolvimento" e acaba ficando ignorante, e essa ignorância nos derruba.

“Knockin heads together well
Raise a city, build a living hell
Join the race to suicide
Listen for the tolling of the bell”
(Batendo cabeças juntos
Erga uma cidade, construa um inferno vivo
Una-se à corrida para o suicídio
Escute o badalar do sino)
Os dois primeiros versos, falam do “desenvolvimento da humanidade” com cidades que na verdade são infernos, que não tem calma, é tudo corrido etc.
O terceiro é bem legal: a corrida se refere a corrida armamentista e de progresso até que os países europeus vinham fazendo antes da Segunda Guerra Mundial, por isso uma corrida ao suicídio, pois esse desenvolvimento levou outra vez a uma guerra mundial.

“Sol amarelo, o gêmeo maligno
Na escuridão, as esquadrilhas o libertam
Nós dividiremos nossas almas por dentro
Semente atômica é despedaçada em poeira nuclear”
Sol amarelo pode ser visto como, a explosão da bomba, pois como já foi visto há uma metáfora entre o sol e a bomba atômica. Poderia ser uma referencia a bandeira do Japão, pouco provável já que o Sol da bandeira do Japão é vermelho.

No próximo verso diz que as esquadrilhas o liberta, o que se relaciona novamente a idéia da bomba atômica.
Nos dividiremos nossa alma por dentro pode significar uma culpa sobre as mortes, algo profano que corrompe nossa alma, é esse o sentido, já que a bomba foi uma coisa realmente terrível, pense se matar uma pessoa já é algo ruim imagine matar 300.000 vidas de uma só vez =O



“União profana, liberdade reformada” esse trecho quer dizer sobre a união dos aliados (URSS, Reino Unido e França) e também à união do Eixo (Alemanha, Áustria e Itália)

Logo depois vem o refrão q já comentei sobre ele, é uma metáfora para a bomba atômica.
Depois “Enterre seus princípios morais e enterre seus mortos
Enterre sua cabeça na areia”

Não acrescenta nada de novo, apenas diz sobre a quebra de moral, a antiética e a vergonha q sentimos (enterre sua cabeça na areia)

“E=mc² você pode calcular
Como nós criamos Deus
Com nossas próprias mãos”

A expressão vista ai é a mais conhecida de todas, a expressão da lei da relatividade. Na musica não apresenta qualquer aspecto de sentido, é mais para figurar a imagem de Einstein.
Como nos criamos Deus com nossas próprias mãos- significa uma critica aos poderes dos EUA , que quando quiseram foram lá e mataram 300.000 mortos numa única bomba, ou seja, eles matam quando eles querem, eles estão brincando de Deus.

“Seja lá o que Robert tenha dito a seu Deus
Acerca de como ele produziu guerra com o sol”

Robert se refere à Julius Robert Oppenheimmer um dos responsáveis no projeto Manhattan, destinado a gerir a investigação e o desenvolvimento por parte de cientistas britânicos e estadunidenses da energia nuclear com fins militares.

“Todas as nações estão se erguendo
Através dos véus ácidos de amor e ódio”

Hhah, essa parte é bem legal, mostra um dos fatores da II Guerra Mundial. As nações estão se erguendo da I Guerra, onda ali os países envolvidos já ficaram destruídos. Através dos véus do amor e ódio – significa de uma maneira mais metafórica ao meu ver como o nacionalismo, a falsa paz, mas por traz há uma bomba relógio pronta para estourar

“Medalha com as letras de Satan,
A incerteza nos trouxe a este ponto”

As letras de Satan são as letras alemãs, essas medalhas podem ser as medalhas q Hitler costumava dar a soldados q iam bem, pra estimulá-los, mas pode ser uma ironia aos “grandes feitos” q ele fez, na verdade foram grandes sim, mas nada bom q mereça medalhas, pois foi muito cruel e ignorante.

“Todas as nações estão se erguendo
Através dos véus ácidos de amor e ódio
Fusão a frio e Fúria”

“Preveja e conquiste enquanto pode
Outros pregarão e outros cairão e rezarão
Nos bunkers onde morreremos
Lá, os executores jazem”

Essa parte apenas faz referência à guerra, fala sobre as estratégias, os bunkers, mas nada realmente importante a ser analisado.

Bombardeiros disparam sem interrupção
Alerta de queda de mísseis
Dê uma olhada para seu último céu
Suponho que você nem terá tempo de chorar”

Também fala sobre a hora na guerra, mas essa já é uma parte q tem mais a ver com a bomba.
Podemos observar um momento em q há tiroteios, a sirene de alerta toca, mísseis podem cair. Esse seu ultimo céu é realmente o ultimo céu de quem esta ali, pois ali ira cair a bomba atômica, não terá nem tempo de chora, pois não é uma bomba qualquer , e sim a bomba atômica, onde quem esta no epicentro se desintegra, e mesmo quem não esta bem no epicentro.
Depois vem a imagem da explosão, a imagem da bomba atômica com a frase metafórica que já vimos antes: “Fora da escuridão
“Fora da escuridão, mais reluzente do que mil sóis”

Pessoas morreram lá, não uma, nem duas , mas mais de 300.000 pessoas morreram na hora, alem das que tiveram problemas de saúde por causa da radiação, pessoas q sofreram mutações . Sim isso aconteceu. Aconteceu porque uma nação capitalista chamada Estados Unidos da América quis mostrar seu poder a uma nação socialista chamada URSS. Os EUA quiseram mostrar seu poder bélico, e pra isso matou mais de 300.000 pessoas de uma só vez, com a justificativa de que era necessário pra acabar com a Guerra, com a justificativa do ataque japonês à Pearl Harbor, que alias foi um ataque os próprios EUA incentivaram só para poder usar o brinquedinho novo.

Holy Father we are sinned.
(Pai Santíssimo, nós pecamos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário