So it shall be written

So it shall be done..........

domingo, 6 de março de 2011

The Final Frontier World Tour












Pessoal, hoje eu vou falar um pouco sobre a nova turnê do MAIDEN, a turnê do álbum The Final Frontier.

A Turnê começou em Moscou no dia 11/02/2011. Cacete, foi um puta dum show, que mostrou que o MAIDEN está vindo para destruir mesmo. Continuam agitados e mais energéticos ainda, tocando demais como sempre. O show de Moscou foi um show perfeito, o único que eu vi inteiro até agora. Vi apenas uns pedaços dos outros shows da turnê.

O set-list foi:

Satellite 15...The Final Frontier
El Dorado
2 Minutes To Midnight
Coming Home
Dance Of Death
The Trooper
The Wicker Man
Blood Brothers
When The Wild Wind Blows
The Evil That Men Do
The Talisman
Fear Of The Dark
Iron Maiden

ENCORE

The Number Of The Beast
Hallowed Be Thy Name
Running Free


Euu vou cometar principalmente o show de Moscou que foi o único que eu vi inteiro. Os pedaços dos outros shows que eu vi não mostraram muita diferença em termos de qualidade, o que todos jáa esperavam, visto que o MAIDEN é a banda mais constante e melhor ao vivo. Mas eu posso comentar alguns detalhes particulares de outros shows.

O palco está muito legal, parecendo um pouco até um interior de uma nave, com umas torres legais, o palco é grande. O jogo de luzes está muito bom também.

A abertura com Satellite 15...The Final Frontier ficou muito, MUITO legal. O palco fica todo escuro e quando começa a primeira parte da musica fica passando um video no telão, bem no estilo do clipe que foi lançado para a segunda parte da musica. Pode até vir ser a primeira do clipe, não sei, mas acho que sim. Essa primeira parte é em playback, mas assim que acaba e começa a parte mais Hard Rock da música os caras entram com tudo.

El Dorado ficou muito foda, assim como eu disse aqui durante a primeira parte dessa turne, nos EUA, no final do ano passado. Mais pesada e o Bruce canta essa musica melhor ao vivo, na minha opinião, ele parece ter uma maior ligação com a musica e canta muito a vontade, no refrão pondo as notas lá no alto.




Coming Home ficou muit bem ao vivo
Um dos pontos altos dos shows é ver o Bruce cantar com o pedestal novamente, nostalgia pura.
Queria ver como o Bruce ia cantar The Talisman, já ouvi dizer que ele não cantaria tão bem ao viovo quanto em estudio, mas pô ele destruiu, ao vivo não perdeu em nada para o estúdio. Em algumas partes dava para notar um certo esforço, mas ele cantou perfeitamente, atingindo as notas bem altas e as mantendo durante a música toda.

Dance of Death não é preciso comentar muito, os caras tocaram ela com perfeição. é muito emocionante ao vivo. A qualidade é a mesma de quando a tocaram em 2003/2004. No comecinho eles tiveram uma confusãosinha, mas nada demais.

The Trooper, cada vez que eu ouço ela ao vivo, mais eu prefiro ela ao vivo do que em estúdio. Bruce canta demais essa música, sem falar no tesão que é ver Janick e Adrian solando juntos e ainda atrasando (a meu ver propositalmente) em uma paarte do solo para simular o delay do Adrian em estudio. Porém, nesse show o Bruce errou a letra, nada demais, nada que fizesse desvalorizar a execução da música. Ele cantou o 2° refrão duas vezes, não cantando o 3°.

Em The Wickerman Adrian começou antes do Bruce terminar de tirar a roupa de soldado que usou em The Trooper, ele resmundou e quando foi cantar, cantou os dois primeiros versos em um tom sarcastico, nada a ver com a melodia da musica e mudou umpouco os versos, que ficaram mais ou menos assim:
"Hand of fate is moving and the finger points to you! He may be fucking half blind and needs spectacles too!"
Ele apontou para o Gers, mas acho que não para acusá-lo, mesmo porque quem sempre começa essa música é o Adrian. No fim Bruce riu, Janick riu e até o Dave deu uma boa risada.


When the Wild Wind Blows também ficou bem emocionante, todas as passagens de tempos melódicos executadas com perfeição, ficou muito boa mesmo, tão boa quanto em estudio. Ouvir e vê-los tocando em carne e osso aqui no Brasil vai ser demais, muito emocionante.

The Talisman foi tocada com uma perfeição assuatdora. Ouvi dizer que o Bruce não tava mais cantando tão bem, que ao vivo não ia cantar The Talisman como se deve. Mas, ele calou a boca de todos em Moscou. Cantou demais, tão bem quanto em estudio, colocou as notas lá no topo e as manteve. Em alguns trechos (uns 2) deu pra notar um certo esforço, o que é natural numa música como essa no meio dum set-list puxadinho.

Running Free como sempre muito bem tocada. Bruce levantou o astral da platéia de um modo que só ele consegue, conversou, agitou, pediu pra gritarem e como se não bastasse, colocou um chapéu típico russo("ushanka") e começou a dançar uma dança folclorica eslava ("prisiadka"). O pessoal em Moscou foi à loucura!!!

O resto das músicas dispensa muitos comentários, pois são músicas que eles já tocaram muitas vezes e a qualidade se manteve a mesma, ou seja, lá no alto. Claro que eles mudaram um pouco os solos, Nicko acrescentou algumas "viradas", mas eles sempre mudam um pouquinho as coisas.


Gostaria de ressaltar também que o Nicko está tocando pra caramba, tocando demais mesmo!!! Hallowed be thy Name, por exemplo, está bem mais "turbinada". Bem melhor, na minha opinião, do que com o Clive. Ele também destruiu em The Talisman, uma musica meio complicada na batera. The Trooper cada vez mais rápida. Nicko está com fogo! hehehehe.

O Eddie está bem maluco, muito legal. é o mesmo da primeira parte da turne, nos EUA.

Acho que não há mais nada a comentar, se alguém quiser comentar algo fique a vontade!!!


Agora vamos esperar para ver essse espetáculo aqui, frente a frente com eles. Isso vai ser de arrepiar. De novo!!!


OBS: As fotos foram pegadas do site http://www.ironmaidenbrasil.com/


UP THE IRONS!!!!!!!

4 comentários:

  1. Fala ae Victor, beleza?
    Gostei do blog, apesar de não ter tanto conteúdo,o que tem é muito interessante! Você pode me passar seu e-mail, algum contato, pra gente trocar uma idéia? Valeu, abraço

    ResponderExcluir
  2. Caso não tenha aparecido aí meu email é piloromano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pra ser direto...quer tentar ganhar uma grana fazendo o que gosta? Tenho uma idéia pra gente tentar desenvolver...dá um toque aí, abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cara foi mal não ter te contatado antes, é que eu acabei ficando meio sumido do blog por conta de outyras atividades. Me desculpa cara!

    Sim, é verdade não tem tanto conteudo, mesmo porque eu tento evitar um pouco colocar as materias que todos os fãs de IRON conhecem. Tento me voltar as analises de letras e periodos da banda, colocando um ponto de vista meu.

    Cara não entendi direito o que vc quis dizer com ganhar dinheiro fazendo o que eu gosto. Me parece bom uheuheuhueh.
    Caso vc não eia estopu te enviando um e-mail exatamente igual.
    Valeu cara! Abraço e foi mal a demora.

    ResponderExcluir