So it shall be written

So it shall be done..........

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Análise-Lord of Light

Vou postar tudo que pude refletir, entender e ligar dentro dessa letra, que é bem complicada. Ainda há certas coisas em aberto e que gostaria de uma discussão, pra se pçoder chegar a uma conclusão.

Então vamos lá.

Existem segredos que você guarda
Existem segredos que você diz para mim sozinho


Primeiramente ele anuncia dois tipos de segredos. Os que a pessoa a qual ele se refere, e os que esta pessoa diz para ele sozinho. Mas há a pergunta inevitavel, quem é esse ELE (mim)? Vou tentarresponder essa pergunta mais adiante .


Não posso alcançar coisas que não consigo ver
Você não enxerga este estranho mundo
da mesma maneira que eu
Não me negue o que eu sou


O eu-lirico diz que não pode alcançar coisas qque não enxerga. Meio obvio, só se ele fosse o Demolidor para alcançar coisas que não enxerga. Mas há um outro sentido, ele não pode compreender coisas que ainda não foram reveladas a ele, coisas que ainda estão escuras para ele.

Se ele pede para não negarem quem ele é, certamente há essa negação. POrque haveria essa negação?


Nada há escondido ainda que você falhe em ver a verdade

A frase ficou meio complicada desse modo . Mas por que este "você" falharia em ver a rdade. POr que ele não a consegue enxergar, o que ficaria relacionado À frase "não posso alcançar coisas que não consigo ver" ou por que ele não a quer ver, ele a nega, relacionando-se À frase "não me negue o que eu sou"?


Estas são coisas que você não pode revelar

Essa primeira estrofe fiou meio enevoada, meio aberta, mas ao final da analise vou tentar liga-la ao resto da letra e tentar compeende-la melhor.

Entramos agorna segunda estrofe. Ela tem um toque de Blood Brothers.

Somos parte do mesmo estranho plano
Porque esta chacina da irmandade dos homens?


Se fazemos parte do mesmo plano sendo todos irmãos, por que nós matamos uns aos outros?

Sacrificio infernal das profundezas
Fogo conduz o trajeto
Montes de corpos enquanto todos queimam


O fogo, aperentemente conduz o trajeto, nós entamos sendo guiados por esse elemento, símbolo do inferno, ao matarmos uns aos oros. Assim pecamos, assim queimamos também.

Vingança é viver no passado
Hora de olhar dentro de um novo milênio


Ora, a própria palavra vingança está relacionada ao passado. Quem se vinga de alguém, se vinga de algo que o esta pessoa a fez no passado. Sempre quando leio esta frase lembro de quando a minha mãe me explicou sobre o IRA, o grupo terrorista irlandês. Ela me explicou o que era e depois disse que a situação ficou complpicada, porque pessoas desse grupo matavam outras pessoas, aí filhos, irmãos, pais, outros familiares, matavam pessoas do IRA para se vingarem. Aí filhos, irmão, pais etc matavam esses caras que mtaram seus familiares e virou, além dos conflitos estritamente politicos, uma guerra emocional, uma constante vingança.

Mas agora, há pouco tempo, entramos num outro milenio, será que não é hora de esquecer tudo que aconteceu há anos e seguir em frente? Esquecer conflitos como esse do IRA, conflitos da Segunda Guerra Mundial (há ainda pessoas dessa epoca, na verdade mais descendentes dessas pessoas que ainda guardam rancor dos inimigos de seus familiares), da Guerra do Golfo, da Guerra entre Israel e Palestina. Seguir em frente, dissolver esse sentimento de vingança.

Caminho espiral que guia através do labirinto
Lá embaixo no submundo
Fogo conduz o trajeto


A primeira frase é bem interessante e toda travbalhada em símbolos. A espiral, como analisei na letra de Face in the Sand, na minha visão significa um caminho em voltas, onde sempre se chega ao ponto de inico. Sempre voltamos ao ponto de partida.

Para uma melhor explicação sbre o que seria tecnicamente um labiurinto, vamos pedir ajuda ao nosso amigo Wikipedia
"Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados com a intenção de desorientar quem os percorre.
[...]
Tecnicamente alguns autores diferem Labirintos de Dédalos. Os Labirintos seriam caminhos unidirecionais que após algumas voltas sempre levaria ao centro, enquanto os Dédalos seriam as estruturas que visam confundir com entradas e saídas multiplas. Em inglês estes dois tipos de desenho são definidos pelas palavras "Labyrinth" e "Maze" respectivamente."

Vejam que a palavra usada na letra foi maze. Nos labirintos há uma saída sim, mas é muito dificil de acha-la, por causa de todos aqueles caminhos intrincados.

Bom, Bruce passou essa ideia para a nossa atualidade. Parece que sempre acabamos voltando ao mesmo lugar, cometendo o mesmo erro que os nossos pais cometeram no passado (o que poderiamos ate conectar com a frase da vingança), parece até que o cego está guinado o cego. Ideia presente em muitas musicas do MAIDEN. Mas ao usar a palavra labirinto, creio que Bruce foi otimista, pois assegura que há uma saída, basta a encontrarmos.

Lucifer foi apenas um anjo que se afastou do caminho

Essa frase é interessante e podemos entender parte da letra com ela. Primeiro, o eu-lírico não é Lucifer, já que ele é tratado na terceira pessoa.
Agora, o que será que Bruce quis izer com esse verso? Pra mim ela tem duas "funções". Pode ser um eufemismo, dizendo que Lucifer, que se tornou o Diabo, o símbolo do mal, foi na verdade apenas um anjo que se afstou do caminho.

Mas ao afirmar isso, o eu-lirico também diz que até mesmo os anjos podem se corromper e seguir um caminho errado Quanto mais um humano.

Agora vem o refrão. Ele é complicado e com bastantes simbolos, não creio que os decifrei todos.

Liberte sua alma e deixe-a voar
Dê sua vida para o senhor da luz
Guarde seus segredos e que chova sob mim
Tudo que vejo são misterios


Agora, nesse refrão, eu vou usar parte do que o nosso amigo Adailton refletiu anteriormente.

Ele fala para libertarmos nossa alma e deixá-la voar.Dar nossa vida para o senhor da luz. Nessa hora algumas pessoas, já vi esses casos em certos oruns e no youtube, dizem: Pera aí!!! Não dou minha vida pra ninguém. Ainda mais para esse senhor da luz, que é o diabo. Seus bando de capetas, adoradores do chifrudo!!! Vão rezar para tirar esse demonio do coração!!! Seus demoniacos, satanistas!!!

Não creio que seja bem assim, embora ainda não tenha fchado concerteza o meu conceito sobre essa parte. O Adailton refletiu sobre a palavra Luz e nos mostrou certos aspectos e concepções dessa palavra, alguns opostos, mostoru como ela pode ser vista como bem (como conhecimento, evolução, progresso) mas como muitos viam esse conhecimento como mal.

Ao vermos certos usos dessa palavra, geralmente é vista como bem. PAlém do exemplo do progresso, a Luz é vista como proximidade com Deus. E as trevas um afastamneto de Deus.

Lucifer quer dizer portador da Luz. Me parece uma categoria inferior essa em relação a Senhor da Luz.

Acho que posso dizer que Lucifer foi o Senhor da Luz, mas ao desviar de seu caminho perdeu esse posto, ou saiu dessa categoria, que vai além dele, esta acima dele.
Senhor da Luz seria aquele que te mostra a verdade, que ilumina aquilo que voce não consegue ver. Que está no caminho da evolução, do conhecimento. Que é o bem. Que te ajuda a enfrentar o sentimento de vingança.

Agora temos a segunda parte do refrão

Guarde seus segredos e que chova sob mim
Tudo que vejo são misterios


Bom, todos temos segredos. Todos cometemos pecados. Todos temos coisas que queremos guardar só para nós mesmos. A chuva apaga o fogo, elemento que refleti anetriormente nessa letra, na frase "o fogo conduz o trajeto", assim ele estaria ligado ao inferno, ao mal. Ao pedir para que guarde os segredos e que chova sobre ele, acho que significa uma oportunidade dese libertar de seus pecados e apagar o fogo, se perdoar, dar uma nova chance a si, ir em frente. Mas esse verso ainda esta nebuloso para mim, gostaria de uma discussão acerca dele.

Bruce nume entrevista sobre as 5 musicas que mais gosta do AMOLAD ( todas as 5 tiveram a letra escrita por ele), ao comentar sobre essa musica, diz que não acredita na concepção de Deus e Diabo que estão presente nas religiões cristas. Não acredita em alguém que fica olhando lá de cima, te vigiando e punindo. Observando que não são minhas palavras, são as dele. Até gostaria de achar essa entrevista, mas não consegui, para poder colocar exatamente as palavras dele.
Essa idéia dele, essa visão dele explica o último verso do refrão.

Vejam que ao explicar o que seria o Senhor da Luz, ao ditar suas caracteristicas, evitei falar que o Senhor da Luz seja Deus, ou algo do tipo. O Senhor da Luz como disse, seria alguem que te guia ao bem, ao desenvolvimento, conhecimento. Mas quem seria ele? Seria Deus? Seria o Buda? Jesus? Seria a Madre Teresa? Seria nós mesmos, nossa consciencia?

Bruce afirma que o que ve são apenas misterios. Ninguém sabe ao certo. Bruce não acredita na visão cristã de Deus. Outras pessoas acreditam. Eu mesmo me digo catolico, mas tenho uma interpretação de como seria Deus um pouco divergente da interpretação católica (acho até que que tenho uma interpretação da visão catolica diferente de outros catolicos). Mas tudo isso é um grande misterio.

Não somos dignos de seus negros
e chamuscantes olhos
Nós reunimos demôniosno espelho todos os dias
A ponte da escuridão lança sua sombra sobre nós
E todos os nossos pecados damos a você neste dia


O eu-lírico diz não ser digno dos negros e chamuscados olhos de alguém. Quem seria esse alguém. Esses versos ficaram meio em aberto para mim, mas ao decorrer da letra poderiamos conceber até que seria o proprio Lucifer, quando já em forma do Diabo.

Ele diz reunir demonios no espelho. Bom, o espelho mostra o reflexo da pessoa, ou seja ao dizer isso, acaba dizendo que ele e os outros com quem ele reune os demonios, são esses proprios demonios. Isso talvez seja explicado melhor na proxima estrofe.

Ele diz dar todos os pecados deles para esse alguem, o cara dos negros e chamuscantes olhos. Acho que esse é um dos maiores motivos para achar que ele seria o proprio Diabo. Será?

Os outros esperam a vez deles
A vida deles foi destinada a durar
Use a sua vida sabiamente enquanto a luz se apaga rapidamente
Liberte sua alma e a deixe voar
A minha foi presa, eu nem pude tentar
O tempo retrocede novamente para punir todos


Os outros esperam porque suas vidas foram destinadas a durar, então ele, o eu-lírico, e os seus "semelhantes" não tiveram, assim podemos presumir que eles estão mortos, ainda quando ele fala que sua alma foi presa e nem pode tentar (usar sua vida sabiamente). Acho que o fato deles estarem mortos, e anteriormente ser dito que todos queimam, todos pecam, é mais uma evidencia de que o dono dos olhos negros é o Diabo ou algo do genero.

Depois ele dá um conselho para os que ainda estão vivos e tem chance ainda. Ele diz para eles, ou melhor nós, que ainda estamos vivos, libertarmos nossa alma e deixa-las voar. Essa expressão já foi analisada anteriormente.

O tempo retrocede novamente para punir todos

Bem, essa é certamente uma das frases mais intrigantes da musicas. Mesmo porque parece até um paradoxo o fato do tempo retroceder. A fisica moderna até explica que isso seria possivel, viajar no tempo. Não sei como exatamente, mas não é essa a questão.

Pelo menos na nossa realidade pratica o tempo funciona de forma linear. O que será que ele quis dizer com o tempo retrocede, e pra que ele disse isso?
Tenho que admitir que essa frase ficou em aberto para mim também, não tenho uma opinião concreta, uma interpretação muito sólida. Mas acho legal, primeiramente, observar que o eu-lirico estava dando um conselho aos que ainda estão vivos. Para libertar a alma e deixá-la voar. E ainda disse que não conseguiu fazer isso, pois sua alma foi capturada, o que eu entendo, que ele morreu, antes que soubesse disso, antes que pudesse deixar sua alma voar, ou seja, voltando a expressão libertar a alma e deixa-la voar, ele não fez as coisas boas, não libertou realmente a alma, se livrou de preconceitos, dos pecados, não a entregou ao Senhor da Luz.

Talvez, essa frase possa significar, que o que fizemos volta a nos de alguma forma, seja no purrgatorio, ou aqui msm naa Terra. Se fizemos coisas erradas elas vão voltar a nos e podemos ir para o Inferno, ou algo do genero variando de crença pra crença.
Essa interpretação poderia ser mais uma evidencia sobre a identidade do senhor de olhos negros.

om, agora entro na última estrofe da letra.

Fomos expulsos pela mão sangrenta de nosso pai
Somos forasteiros nesta solitária terra prometida
Somos as sombras do fantasma profano
Nosso mundo de pesadelos é o único em que confiamos


Bom, eles, considerando que estão mortos, pecaram, estão no Inferno ou algo do genero, eles foram expulsos pela mão sangrenta do pai. Quem seria esse pai? Seria Deus? Seria o Senhor da Luz?

Que terra prometida seria esta? Seria o Inferno? Meio dificil de acreditar que o Inferno é uma Terra Prometidamenos que eles tenham sido enganados em vida, ou seja uma ironia.

"Somos as sombras do fantasma profano" WTF?????
Como assim sombra do fantasma profano? Sombra seria uma projeção, algo que esta relacionado. Em Out of Shadows, a sombra era a projeção das pessoas sobre o mundo, o que elas faziam em vida. Quem seria esse fantasma profano? O "espirito" das pessoas profanas, pecadoras, más? Realmente não tenho nada definido sobe isso.

Onde quer que seja essa terra deles, realmente o tgermo terra prometida parece ser uma ironia, pois na ultima frase ele diz "mundo de pesadelos".

Bom, essa estrofe realmente ficou bem em aberto para mim, como puderam perceber. Acho que dá para debater bastante sobre essa estrofe e dependendo do que se entender nela, o resto da minha analise pode estar bem comprometido.

Então, agora concluindo a análise. A letra me pareceum conselho de um cara que fez coisas erradas em vida, morreu e depois viu que não deveria ter feito certas coisas. E ele dá conselho aos que ainda estão vivos. Aconselha a tentar melhorar, tentar buscar o conhecimento, buscar o bem, tentar não cometer os mesmos erros que nossos pais, tentar nso livrar de um sentimento de vingança, seguir em frente, melhorar o jmundo, tentar parar de matarmos uns aos outros. Conselhos de quem não fez isso, mas agora, depois que morreu, depois que o tempo retrocedeu para puni-lo, ele ve o quanto era importante ter feito isso. É um certo aviso, aquela velha ideia de que nossas ações serão julgadas.

E outra coisa importante é a frase "All I see are misteries", porque não importa a crença, a religião que você tem, o importante é buscar aquelas coisas acima, o bem, o conhecimento, melhorar etc. Seja buscando proximidade e conformidade com Deus, com Jesus, com Buda, com sua própria consciencia, porque independentemente de qual seja a verdade no dinal, enquanto misterio, todos eles são Senhores da Luz, depende em qual deles vc acredita. E (agora na minha visão) o que vai ser julgado no fim, é se vc foi bom, se vc buscou aquilo citado anteriormente. Eu acredito em Deus, mas não acho que Deus te punirá por não acreditar nele, ele te punirá se vc foi uma pessoa ruim para o mundo.

Bom, acho que é essa a mensagem da letra e desse álbum como um todo.

Give your Life to the Lord of Light

UP THE IRONS!!!!

2 comentários:

  1. Olá Victor, como você está? Antes de tudo, parabéns pela reflexão, ficou bom. Eu pensei a repeido da letra, e, assim como você, fiz a minha análise, e, pelo que percebi, você tem um bom conhecimento sobre o Maiden, então, gostaria muito que você a lesse, e desse sua opnião. O que acha? Só que como ficou meio grande, acho que seria melhor se você me passasse qualquer enderesso de email para eu te enviar. Pode ser? Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara, foi mal a grande demaora. Nunca deixei de fazer analises e acompanhar o MAIDEN, mas acebi deixando de postar o que eu escrevo aqui no blog, por motivos de faculdade e trabalho. Pretendo retomar as atividades aqui, mas peço desculpas por não ter respondido antes. Gostaria bastante de ler tua analise cara, pode me mandar por e-mail: lagoim_v@hotmail.com, que eu lerei e comentarei sua analise.

    Grande Abraço!!! UP THE IRONS!!!

    ResponderExcluir