So it shall be written

So it shall be done..........

sábado, 23 de outubro de 2010

Derek Riggs, Eddie e Mickey Mouse



Bem, Derek Riggs, o famoso desenhista da maioria dos esenhos do Eddie. O cara que deu a verdadeira face ao Eddie deu uma entrevista recentemente falando entre diversas coisas sobre a sua obra mais famosa: Edward.

Olhem só esse trecho:
"[...]Eddie é engraçado! Algumas pessoas não entendem isto, ou não querem entender, mas Eddie é muito engraçado; ele não é tão sério. Há muita coisa boba nele, assim como o aspecto de terror. A não ser que outra pessoa pinte as idéias que o Maiden tem, então tudo fica num clima aterrorizante. Pegue uma imagem do Eddie sorrindo; você pode sobrepor com uma imagem do Mickey Mouse sorrindo. Eddie foi modelado em cima do Mickey Mouse; ele é o Mickey Mouse do Rock n’ Roll. Interessantemente, a Disney agora é dona do Rock n’ Rol… Tudo que vai volta, eu acho…"

Ele falou tudo o que eu falo quando digo que prefioro o Derek ao Melvyn Grant ou qualquer outro desenhista do Eddie. Eddie é engraçado. Em todos (ou quase todos) os desenhos que o Derek fez tem um detalhe comico, ironco ou uma cena realmente engraçada.
Quando outros desenham o Eddie, ele perde o seu traço fino, requintado. O Eddie fica mais "grosseiro" onde o enfoque é a parte assustadora e horripilante. Eu curto também a capa dew Fear of the Dark. Mas compare ela com The Numeber of the Beast ou Seventh Son of the Seventh Son. Na primeira o Eddie é apenas assutador, os olhos os dentes, ele é mais "feio" digamos assim. Nas duas ultimas, ele tem um traço mais fino, requintado e com detalhes meio comicos.

Vamos dar uma olhada:

Esse desenho chega a ser divertido, engraçado. O Eddie catando duas gostosas enquanto a durona Margaret Tatcher o vigia com uma espingarda. Lógico que não é um desenho de comedia, vc não vai rir. Mas olhe a cara do Eddie, a situação. O terror não predominal e quase não aparece. O Eddie, um morto vivo, com duas gatas.







Nessa foto eu nem preciso comentar né. A capa mais falada do IRON MAIDEN por causa de seus detalhes que são varios: Batman, a piramide a morte, o bar Aces High, o placar, o relogio marcando 2 minutos para meia noite etc. Não vou comentar todos justamente por que essa capa já foi muito comentada e porque não é o assunto do tópico.







Eddie carrega seu próprio filho que ainda esta (me arrisco a dizer) no útero ainda, ou seja lá o que for isso.
E um passaro mergulha dentro da água.
Observe que há uma mçã dentro do Eddie, onde supostamente seria o coração.
A maçã fica mais evidente na contracapa do álbum, onde ela está comida, não postei, porque não achei nenhuma imagem legal.
Agora vamos abservar mais imagens desse mesmo álbum.



Reparem que aqui tem-se Eddies de todos os álbuns que antecederam este.Alguns são mais dificeis de enxergar e precisam de um pouco de imaginação, mas se repararem bem verão que esta foi a intenção mesmo (pelo menos é o que eu acho).
No numer 1 (preto) há o Eddie do primeiro álbum, IRON MAIDEN. Apenas a cabeça e a boca aberta.
Em 2 (vermelho) há o Eddie do Killers, segundo álbum, dá para ver pelos cabelos e pela postura.
Em 3 (azul) nem é preciuso comentar que aquele é o Eddie de The Number of the Beast, terceiro álbum.
Em 4(marrom) hà o Eddie de Piece of Mind, o que se nota pela camisa de força.
Em 5(verde) não te os a piramide, nem a esfinge de Powerslave, mas temos o Eddie Mumia, o mesmo do inicio do blog, com os braços dobrados, as mão acorrentadas e ele mordendo as correntes.
Em 6(laranja) temos o Eddie de Somewhere in Time. Ele está de pé e claramente segurando uma arma, na mesma posição em que o Eddie de Somewhere In Time segura.

O passaro mergulhador está ai também. Há coisas malucas no céu.
Uma capa bem doidona.

Derek nessa mesma entrevista disse quegosta de tudo o que é meio doido, maluco. Há outra definição que não seja essas duas palavras para a capa do single The Clairvoyant? Olha que doidera, as três faces do Eddie representando o passado, o presente e o futuro. Os olhos aleatórios, nossa que maluquice. Uma capa ao grande estilo surreal.














Essa é outra imagem que acho muito legal. O símbolo eterno do bem e do mal, o anjinho no lado direito do Eddie e o demoniozinho ao lado esquerdo dele. As feições dele são bem legais. Na bola de cristal há o Eddie e umas imagens relacionadas À destruição a sua volta, Eddie esta prevendo um momento de caos, o que se relaciona com a letra de The Prophecy. A figura da morte paira sobre o Eddie clarividente.
Há o compasso semiaberto sobre a mesa, uma representação maçônica. Segundo a Solange, membro da comunidade IRON MAIDEN P/ verdadeiros fãs esse símbolo é o Emblema de medida e Justiça. Segundo ela também, os dois castiçais ao estarem formando duas colunas seriam "Símbolos dos limites do mundo criado, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do ativo e do passivo.".

Bem legal né.

Nas capas do IRON MAIDEN há muitos detalhes alguns bem simbólicos, outros malucos. Principalmente nas capas desenhadas pelo grande Derek Riggs, em que o Eddie apresenta além do traço assuatdor um tom irônico e cômico muitas vezes.


UP THE IRONS!!!!!!

4 comentários:

  1. Enato isso sugere que a The Clairvoyant é continuaçao de The Prophecy?Ja que as duas sao do mesmo album, tem quase o mesmo tema e vem logo depois da outra?Tambem tem Can I Play With Madness que tambem fala de preofeta(sem contar que as musicas do album todas dizem sobre poderes,demonios,sonhos e o poder que o mau tem sobre o homem).Tambem tem o fato que na capa da single da The Clairvoyant o Eddie tem um terceiro olho logo no meio dos dois,nas historias e lendas celtas o terceiro olho é o que abre a Clarividencia com ajuda dos Deuses,e o MAIDEN é uma banda inglesa.
    Eu gostaria, se possivel, por favor, que ouvesse uma postagem explicando o album Seventh Son.

    AMO ESSE BLOG, NAO SAIO DELE DESDE ONTEM!

    ResponderExcluir
  2. Sempre dei risadas com algumas capas do Iron.Alguem de um otimo humor percebe que o Eddie nao tem nada de sombrio e sim de humor.
    KKKKKKKKKKK!O Eddie é garanhao,ate eu ficava com ele.

    ResponderExcluir
  3. Po que legal que vc gosta do Blog. Sobre o álbum Seventh Son... voce tem razão. O álbum todo fala sobre poderes (de clarividencia, principalmenet),sonhos, mortes, profestas etc. O álbum é tido como um álbum conceitual sobre a historia do setimo filho do setimo flho, historia baseada no livro de mesmo nome de Orson Scott, e fala sobre um garoto que é setimo filho do setimo filho e tem poderes, principalmente de clarividencia. Não li o livro do Orson Scott, mas na historia do MAIDEN o garoto tem que controlar seus poderes, enquantos o bem e o mal, Lucifer e Gabriel brigam por ele. Ele preve acontecimentos, ninguem acredita nele, e quqndo eles se tornam verdade, o garoto é considerado culpado. Ele fica louco e começa a usar seus poderes para proveito proprio e quando percebe o que se tornou, se mata. E assim, Lucifer vence. Essa é a sinopse mais resumida da historia, mas pode deixarque eu faço uma melhor analise.

    Valeu!

    ResponderExcluir