So it shall be written

So it shall be done..........

sábado, 4 de dezembro de 2010

Análise de The Thin Line Between Love and Hate



Essa é uma musica que fala sobre a decisão de cada pessoa de tomar certos caminhos, tomar o caminho certo, caminho do bem; ou tomar o caminho errado, tomar o caminho do mal. Fala do livre arbítrio e também fala de como todas as pessoas tem o mal e o bem em si, mais ou menos isso.
Bem então vamos logo a analise.


“Quando uma pessoa vira má
É uma vontade de ser, pertencer?
Parte das coisas que se faz a qualquer custo
A que preço uma vida é perdida?”


Essa parte introduz a idéia da decisão de qual lado tomar.
Os dois primeiros versos eh uma indagação que com outras palavras significam: Quando uma pessoa vira ma é uma coisa dela, uma necessidade parte dela, ou apenas a sua escolha?
Os outros dois complementam os dois anteriores: Essa pessoa vira má pelo que? por quais coisas?
A que preço uma vida perdida- essa vida perdida se refere ao fato da pessoa ter virado ma, ou seja, a preço uma pessoa se corrompe?

“A que ponto começamos
Espírito lutador, uma vontade de vencer
Mas o que faz um homem decidir
Pegar o caminho errado ou o certo”


Essa parte é visivelmente clara ao que já foi comentada. A vontade de vencer se refere a competitividade do mundo atual, ao anseio de se tornar maior q os outros etc. Ou seja, todos nos temos essa vontade de vencer, mas oq faz uma pessoa se corromper diante dessa vontade e virar má, ou se controlar e pegar o bom caminho?

“Existe uma tênue linha entre o amor e o ódio
Tão separada que você não consegue distinguir
Entre o bem e o mal
Existe um lugar cinza entre o preto e o branco
Mas todos têm o direito de escolher
O caminho que pegará”


O refrão já resume tudo neh. Amor e Ódio são palavras de sentido opostos de sentimentos opostos. Mas sempre tem aquele ditado neh: O amor anda de mãos dadas com o ódio. Nesse caso essa metáfora foi usada pra se referir ao bom e mal caminho. Assim podemos dizer q o bom e o mal caminho são separados por apenas uma finíssima linha, ou seja, do mesmo jeito que você escolhe o bom caminho por mais um pouco você pode já estar no mal caminho, é necessário uma força mental grande pra se controlar e não se deixar corromper. Essa linha é tão fina q é difícil dizer se vc está no bem ou no mal.
Mas olha, existe um lugar cinza entre o preto e o branco. Cinza= Preto + Branco. Uma referência ao Ying Yang, que não é bem um símbolo para tal referencia, pois é usado na metafísica chinesa, mas esse símbolo também é usado para se exemplificar o bem e o mal. No Ying Yang podemos ver q na parte do mal existe um bem, e na do bem, uma mal.
Os dois últimos versos se referem claramente ao livre arbítrio, cada um tem o direito de escolher qual caminho pegar.

“Nós gostamos de por a culpa
Na sociedade sobre essas coisas
Mas que tipo de bom ou ruim
Uma nova geração traz”


Seria referência a Rousseau pensador iluminista q diz q o homem é bom por natureza, eh a sociedade q o corrompe(?). Na letra fala que gostamos de por a culpa em alguém, em outra coisa, por exemplo na sociedade, ao invés de assumirmos os nossos erros os nossos defeitos. O mundo está piorando, a sociedade está decaindo a cada nova geração, a cada tempo que passa.
Ai nos dois últimos versos fala sobre comouma geração nova pode nos trazer coisas boas como tbm coisas ruins. Pdemos entender a uma certa referncia a tecnologia que pode nos trazer cisas boas e ruins. Esta pode facilitar o homem a se corromper, mas ao msm tempo tbm pode aumentar nossas informações fazendo com q erremos menos (se quisermos errar menos).

“As vezes é mais complicado que isso
Sobreviver, ser bom de coração
Existe o mal em alguns de nós
Não importa o que, nunca mudaremos”


Esse trecho se refere a algo q já comentei. Como a linha entre o bem e o mal é tão fina, deve-se ter mta força de vontade tem q ser mto bom de coração pra se manter no caminho certo. Nos dois últimos versos (já cansei de falar “nos dois ultimos versos” huahuahuahua) fala de um certo determinismo qdpo se fala que em certas pessoas qualquer coisa q se faça nada adiantara, porque ela tem o mal dentro dela. Nada a mudará.

“ Eu terei esperança
Minha alma voará
E eu viverei eternamente
Coração irá morrer
Minha alma voará
Eu viverei eternamente”


PQP velho, essa parte eh muito difícil de ser analisada, mas vou colocar idéias q tenho aqui. Esse trecho pra mim tem uma relação com a frase de Shaekspear usado em The Evil That Men Do(as coisas boas q o homem faz é interrada com seus ossos, mas o mal q o homem faz vive para sempre) mas adaptado um pouco sendo extendido a todas as açoes do homem permanecem aqui.

Eu terei esperança- Talvez seja a esperança de permanecer no bom caminho de uma esperança no mundo.
Minha alma voara- Creio q seja uma frase para ilustrar q vc morre mas vc tem uma alma e que esta não morre.

Eu viverei eternamente- Viverei eternamente através de minhas ações.
Coração ira morrer- tenho duas coincepçoes para essa frase
1- O coração ira morrer pq foi corrompido, ou seja, a pessoa virou má, o que torna uma idéia de contraponto com a primeira parte desse refrão que diz que terá esperança (tá no bom caminho) mostrando o lado do bem e do mal.
2- Pode ser uma frase que se complementa com a segunda dizendo que o coração irá morrer, ou seja, o corpo morre mas a alma voará.

“ Apenas algumas pequenas lágrimas entre
Alguém feliz e alguém triste
Apenas uma tênue linha desenhada entre
Ser um gênio ou insano”


É questão de detalhes, de gestos, de olhares, palavras para se fazer uma pessoa triste ou feliz. De uma certa maneira nos remete a idaeia principal da letra (do ponto de vista da minha analise)

“Apenas uma tênue linha desenhada entre
Ser um gênio ou insano”
Gosto mto dessa parte. Muitos caras do mal foram inteligentes. Por exemplo o babaca d Hitler (odeio esse cara) mas msmo sendo um troxa² ele foi muito inteligente pra mim (Não vou chegar a discutir o ponto em q porque ele foi inteligente) Essa inteligência q digo não é a inteligência ética, mas para se manipular uma nação inteira e fazer certas coisas q fez precisa de inteligência. Mas o caso em questão é q qdo se tem inteligência vc pode usa-la para o bem ou para o mal, vc pode ser um gênio (vamos usar a figura de Albert Einstein) ou insano , doente, mau (Hitler).

“A que idade começaremos a saber
Que lado tomaremos
Existe uma longa e desenrolada rua
E a trilha está lá para ser queimada”


Esse trecho simplesmente diz q para tomarmos as nossas decisões e escolhermos o nosso caminho é necessário uma certa maturidade. E não importa qtos erros, ou acertos nós temos, ainda teremos muita trilha pra se percorrer, ou seja ainda há chances de se corromper ou de se redimir.

The thin line between love and hate
(A tênue linha entre o amor e ódio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário